Estudo sugere que escolhas alimentares podem afetar a saúde mental a longo prazo!

Os alimentos inflamatórios parecem contribuir para o desenvolvimento ao longo do tempo de depressão e ansiedade em pessoas com esclerose múltipla (EM), relata um estudo que acompanhou pacientes durante 10 anos.

Uma dieta inflamatória, no entanto, não se mostrou associada ao aumento da fadiga, um sintoma comum da esclerose múltipla.

“Se a relação com a depressão e a ansiedade for causal, então o consumo a longo prazo de dietas anti-inflamatórias poderia ser recomendado para diminuir os sintomas de depressão e ansiedade em pessoas com EM”, escreveram os investigadores.

O estudo, “A pro-inflammatory diet is associated with long-term depression and anxiety levels but not fatigue in people with multiple sclerosis”, foi publicado na revista Multiple Sclerosis and Related Disorders.

A EM ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói a bainha de mielina, uma camada protetora que envolve as fibras das células nervosas que as ajuda a transmitir sinais com eficiência. A desmielinização resultante leva à degeneração e inflamação das fibras nervosas, com sintomas que afetam a saúde física e mental dos pacientes com esclerose múltipla.

Embora as evidências não apoiem nenhuma dieta específica para EM, foram desenvolvidas  abordagens dietéticas para a doença que geralmente visam atender às necessidades nutricionais do corpo e apoiar um microbioma intestinal saudável, o conjunto de micróbios intestinais que se acredita influenciar o sistema imunológico.

“Na população em geral, os distúrbios de saúde mental têm sido associados à inflamação sistémica, e os componentes da dieta são um fator determinante da inflamação pós-prandial (pós-refeição), tanto aguda quanto crônica”, escreveram os investigadores.

No entanto, “nenhum estudo examinou a associação entre inflamação associada à dieta… [e] depressão, ansiedade e fadiga em pessoas com esclerose múltipla, um grupo conhecido por apresentar risco elevado destas condições”, acrescentaram.

Um grupo de cientistas, liderados por pesquisadores da Austrália, analisaram a possibilidade de uma associação entre inflamação alimentar e níveis de depressão, ansiedade e fadiga em pessoas com esclerose múltipla.

Eles analisaram a ingestão alimentar de 190 adultos com diagnóstico clínico de primeiro evento de desmielinização, que foram diagnosticados com EM nos 10 anos seguintes. Eles foram recrutados no Estudo Ausimmune, que está a investigar o papel dos fatores ambientais nos eventos desmielinizantes.

Os participantes, principalmente mulheres (80,5%), tinham idade média de 44,5 anos num acompanhamento de cinco anos. As informações dietéticas foram coletadas por meio de um questionário de frequência alimentar que avaliou as escolhas alimentares habituais dos pacientes durante o ano anterior à primeira avaliação (linha de base) e ao longo do ano antes do acompanhamento de cinco e 10 anos.

Maiores níveis de depressão e ansiedade aos 5 anos ligados a índices alimentares mais elevados

Os questionários avaliaram a frequência com que os pacientes consumiam determinados alimentos, incluindo álcool. Estes dados foram utilizados para determinar um potencial inflamatório dietético global, calculando o índice inflamatório dietético (DII) e o DII ajustado pela energia (E-DII).

Índices alimentares mais elevados no início do estudo e no acompanhamento de cinco anos foram significativamente associados a níveis mais elevados de depressão e ansiedade cinco anos depois, avaliados pela Escala Hospitalar de Depressão e Ansiedade. Além disso, índices alimentares mais elevados relacionaram-se com um agravamento das pontuações de depressão e ansiedade entre os cinco e os 10 anos de acompanhamento.

Pontuações cumulativas do E-DII também foram associadas à depressão e à ansiedade no acompanhamento de 10 anos. No entanto, as pontuações do DII baseadas na dieta dos últimos 12 meses não foram associadas aos resultados iniciais, “sugerindo que uma dieta pró-inflamatória tem um efeito a longo prazo, e não imediato, sobre a depressão e a ansiedade”, escreveram os investigadores.

As pontuações médias de depressão entre pacientes com dietas extremamente promotoras de inflamação foram 2,23 pontos mais altas do que aqueles com dietas com menor probabilidade de promover inflamação, observou a equipe.

O estudo não especificou quais tipos de alimentos ou níveis de consumo estavam associados a pontuações mais altas de DII ou E-DII.

Os investigadores, no entanto, não encontraram nenhuma ligação entre os níveis de inflamação alimentar e a fadiga, avaliada através da Escala de Gravidade da Fadiga.

“Nossas descobertas contribuem para o conjunto de evidências que sugerem que a fadiga na EM não é mediada por alterações induzidas pelos alimentos na função imunológica ou na carga inflamatória”, acrescentaram os investigadores.

Apesar disso, outros estudos apontam sim para a importância da alimentação no controle da fadiga da EM.

O uso de tratamentos modificadores da doença (DMTs) não modificou a associação entre os índices inflamatórios da dieta no acompanhamento de cinco anos, nem causou uma mudança na depressão e na ansiedade nos cinco anos seguintes.

“As nossas descobertas sugerem que é a acumulação a longo prazo de inflamação crónica mediada pelos alimentos que é importante, e não o efeito imediato”, concluíram os investigadores. “A modulação do sistema imunológico pode ocorrer através da inflamação pós-prandial, alterando a composição da microbiota intestinal, e através da inflamação sistêmica, e isso pode ser importante para aumentar o risco subsequente de ansiedade e depressão.”