Alguns sinais inflamatórios não são capturados em exames de ressonância magnética padrão

por Lindsey Shapiro, PhD | 29-4-2024

(¹Tomografia por Emissão de Positrões – usado na medicina nuclear)

Uma abordagem de imagem especializada foi capaz de detectar sinais de inflamação persistente no cérebro de pessoas com esclerose múltipla (EM) que não são facilmente capturados por exames de ressonância magnética padrão.

Esta chamada inflamação latente também foi observada entre os pacientes que tomavam terapias modificadoras da doença (DMTs) de alta eficácia, onde um grau mais elevado estava associado a maior incapacidade e fadiga.

“Um dos desafios desconcertantes para os médicos que tratam pacientes com EM é que, depois de um certo período de tempo, os pacientes continuam a piorar enquanto as suas ressonâncias magnéticas não mudam”, Tarun Singhal, MD, professor de neurologia no Brigham and Women’s Hospital (BWH ) em Boston e principal autor do estudo, disse num comunicado de imprensa.

“Este estudo diz-nos algo novo sobre a doença e pode dar-nos uma pista importante sobre o que está a impulsionar a progressão da doença nos pacientes”, disse Rohit Bakshi, MD, autor do estudo que também trabalha no BWH.

O estudo, “Glial Activity Load on PET Reveals Persistent “Smoldering” Inflammation in MS Despite Disease-Modifying Treatment”, foi publicado na Clinical Nuclear Medicine.

Na EM, as lesões ativas nas ressonâncias magnéticas refletem áreas de inflamação contínua onde o sistema imunológico está a atacar tecidos saudáveis. Este é um indicador da atividade da doença frequentemente associada a recidivas (surtos).

Mas mesmo quando os exames de ressonância magnética não mostram novos sinais de atividade inflamatória, os pacientes ainda podem ter progressão da doença e ver os seus sintomas piorarem na ausência de recidivas, mesmo aqueles que tomam DMTs altamente eficazes.

Pesquisas recentes apontaram para um tipo único de dano denominado inflamação latente para explicar essa progressão. Isto refere-se a áreas de inflamação persistente e crónica que permanecem mesmo quando não ocorrem ataques inflamatórios ativos.

Acredita-se que a microglia, as células imunológicas residentes no cérebro, sejam atores-chave nesse processo. Quando cronicamente ativas, como acontece em diversas doenças neurológicas, as células podem causar mais danos do que benefícios.

Ainda assim, não é fácil monitorizar a inflamação latente porque não é facilmente detectada pela ressonância magnética. Isto significa que geralmente está em segundo plano, a impulsionar a progressão da doença sem que os médicos sequer saibam que está lá, disseram os investigadores, que têm trabalhado numa abordagem de imagem que visualiza a microglia ativada para a detectar. Chamada de imagem PET F18 PBR 06, esta envolve a injeção de um corante traçador que se liga à microglia e pode ser visualizado com uma tomografia por emissão de positrões (PET).

Uma nova abordagem de imagem para ver a inflamação

Num pequeno estudo clínico (NCT02649985), procuraram validar esta abordagem realizando exames PET especializados em 22 pacientes com esclerose múltipla e oito pessoas saudáveis, que serviram como controlos. Os pacientes com EM tiveram uma carga microglial aumentada em comparação com os controlos, bem como menor volume cerebral.

Pacientes que usaram DMTs altamente eficazes, incluindo rituximab, Tysabri (natalizumab) ou Gilenya (fingolimod), tiveram uma carga de microglia menor do que aqueles que não tomaram DMTs ou que estavam em uso de DMTs de baixa eficácia, incluindo acetato de glatirâmero ou interferões. Mas os DMTs de alta eficácia não eliminaram completamente a inflamação latente. Os pacientes que os usaram ainda tiveram maior ativação microglial do que pessoas saudáveis.

A descoberta indica que a inflamação pode persistir, mesmo com os melhores tratamentos.

“As nossas terapias são excelentes porque definitivamente melhoramos a vida dos pacientes com esclerose múltipla”, disse Bakshi. “Não há dúvida sobre isso, mas ainda não estamos na linha de chegada.”

Muitos tratamentos de alta eficácia têm como alvo a inflamação no corpo, mas não atingem o cérebro e a medula espinhal, o que pode explicar por que a ativação imunológica no tecido cerebral permanece, disseram os investigadores.

A extensão da inflamação latente também estava ligada à gravidade de certos sintomas. Entre aqueles que tomavam DMTs altamente eficazes, uma maior carga de microglia foi associada a mais incapacidade, fadiga e biomarcadores sanguíneos de inflamação mais elevados, juntamente com menor volume de tecido cerebral.

“É muito emocionante que a nossa nova abordagem tenha funcionado e correlacionado-se tão fortemente com as medidas clínicas que avaliamos”, disse Singhal. “Isso significa que a nossa abordagem é clinicamente relevante.”

Como as descobertas provêm de um pequeno grupo de pacientes, ainda precisarão ser validadas em estudos maiores. Além disso, o corante traçador deve ser aprovado pelos órgãos reguladores para ser usado na clínica, mas pode ser usado como ferramenta de pesquisa até então.

“Esta é uma nova abordagem que potencialmente será muito útil para o campo, para a pesquisa e, esperançosamente, para uso clínico”, disse Singhal.