As consultas médicas por gastrite, duodenite e distúrbios esofágicos foram mais de 40% maiores em pacientes com esclerose múltipla 5 anos antes do diagnóstico do que nos pacientes controles.

Indivíduos com esclerose múltipla (EM) tiveram mais consultas clínicas para sintomas gastrointestinais (GI) e receberam mais prescrições de medicamentos que tratam distúrbios relacionados ao trato gastrointestinal durante os 5 anos anteriores ao diagnóstico de EM do que uma população correspondente sem EM, sugerindo que problemas relacionados ao estômago e ao intestino ser uma característica prodrômica da doença, de acordo com os autores de um novo estudo publicado no Annals of Clinal and Translational Neurology.

Um forte conjunto de evidências sugere uma fase prodrômica associada à EM que se apresenta como uma série de sintomas “não clássicos” e inespecíficos, escreveram os investigadores. Estudos recentes demonstraram uma ligação entre o microbioma intestinal e o desenvolvimento da EM, explicaram, levando a comunidade científica a questionar o potencial de sintomas gastrointestinais como característicos da fase prodrômica da EM. Há pouca investigação publicada sobre a relação entre os sintomas gastrointestinais e o início da EM e isso começar a preencher esta lacuna pois fornece novos conhecimentos sobre a patologia da doença, bem como evidências para apoiar um diagnóstico e tratamento mais precoces.

Já imaginou? Pegar as pessoas com Gastrite e outros problemas gastrointestinais e avisar eles para ficarem atentos à sinais e sintomas neurológicos pois possuem um risco aumentado de desenvolver Esclerose Múltipla nos próximos 5 anos?

O investigador canadense Fardowsa LA Yusuf, da Universidade da Colúmbia Britânica, e colegas investigaram consultas médicas relacionadas ao trato gastrointestinal e dispensação de medicamentos durante os 5 anos anteriores a um evento desmielinizante inicial registrado ou ao início dos sintomas de esclerose múltipla.

Yusuf e sua equipe aproveitaram dados administrativos e clínicos de saúde vinculados de abril de 1991 a dezembro de 2013 para indivíduos residentes na Colúmbia Britânica para identificar 2 coortes de estudo: A análise primária focou-se numa coorte administrativa de casos de EM com base numa primeira alegação de doença desmielinizante (n = 6.836) e a análise secundária avaliou uma coorte clínica menor de casos diagnosticados numa clínica de EM (n=966). Até 5 controles foram pareados para cada caso de EM por idade, sexo, ano civil e geografia para uma coorte administrativa pareada de 31.865 indivíduos e uma coorte clínica pareada de 4.534.

DESCOBERTAS

Análise primária

Na coorte administrativa, as mulheres representavam 73% dos casos e controlos de EM e a idade média na data do índice era de 44 anos. Os investigadores descobriram que a gastrite e a duodenite foram as condições relacionadas com o trato GI mais frequentemente associadas a uma consulta clínica nos 5 anos que conduziram a um evento desmielinizante inicial (52,3 visitas por 1.000 pessoas-ano) seguidas por distúrbios esofágicos (23,3 visitas por 1.000 pessoas-ano). Quando compararam o número de consultas médicas entre casos de EM e controles, os primeiros foram 42% maiores para gastrite e duodenite e 46% maiores para distúrbios do esófago. Ainda mais elevadas entre os indivíduos com EM versus controles correspondentes foram as consultas para uma série de outras doenças intestinais ou peritoneais (por exemplo, obstipação, síndrome do intestino irritável), com 74%, de acordo com os resultados.

A análise das classes de medicamentos pela equipe de pesquisa revelou que entre os indivíduos com EM, o maior risco era de prescrições para tratar a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e úlcera péptica (46 prescrições por 1.000 pessoas-ano [PY] vs 33,9 para controlos), uma taxa 35% maior para casos de EM.

Análise secundária

A coorte clínica (966 indivíduos com EM combinados com 4.534 controlos) também era composta por aproximadamente 75% de mulheres, no entanto, a idade média na data do índice era de 37 anos, 7 anos mais jovem do que a da coorte administrativa. Semelhante aos achados da última coorte, Yusuf e colegas relataram gastrite e duodenite como os eventos gastrointestinais mais frequentemente associados a uma consulta médica (26,1 consultas/1.000 PY) nos 5 anos anteriores ao início dos sintomas em casos de EM e agentes indicados para o tratamento da DRGE e da úlcera péptica foram os medicamentos mais dispensados (124,7 prescrições/1000 PA).

Escrevendo na conclusão, Yusuf e colegas lembraram que outras condições neurológicas também podem ter sintomas premonitórios no trato gastrointestinal, como a doença de Parkinson (DP), conhecida por ser precedida por “problemas relacionados ao intestino”. “A obstipação pode ocorrer 5 a 10 anos antes do início da DP motora clássica e é bem reconhecida como uma característica prodrômica da DP. Combinada com outras observações, isso levou à sugestão de uma origem intestinal e envolvimento da microbiota intestinal em pelo menos alguns parcela de pessoas com DP”, escreveram Yusuf e equipe. “Embora nosso estudo não tenha examinado diretamente o papel da microbiota intestinal na fisiopatologia da EM durante o período prodrômico, a desregulação do eixo intestino-cérebro é uma hipótese potencial para descobrir a causa da EM.”

Entre as limitações do estudo, os autores observam o pequeno tamanho da amostra clínica, que pode ter limitado a detecção de casos de EM versus controlos; a incapacidade de ajuste para possíveis variáveis de confusão, incluindo comorbidades relevantes antes do período do estudo; e falta de acesso a dados sobre o uso de medicamentos GI de venda livre.

Embora os investigadores apelem à realização de estudos adicionais para aprofundar a compreensão das relações observadas no seu estudo, acreditam que os resultados apoiam o papel dos sintomas gastrointestinais como precursores de doenças na EM.

Fonte: Yusuf FLA, Zhu F, Evans C, et al. Gastrointestinal conditions in multiple sclerosis prodrome. Ann Clin Transl Neurol. Published online December 19, 2023. doi:10.1002/acn3.51945

Traduzido por: Afonso Freitas

Revisão Científica: Dr. Matheus Wasem