Neurologistas agem para favorecer o início dos pacientes de alto risco, com terapias de alta eficácia

Novas diretrizes da Sociedade Espanhola de Neurologia enfatizam a importância do diagnóstico precoce e do tratamento imediato no tratamento de pessoas com esclerose múltipla (EM).

Estas orientações também realçam a necessidade de ir além das visões tradicionais dos tratamentos de EM de “primeira linha” e de “segunda linha” , sugerindo, em vez disso, uma abordagem personalizada que favoreça a utilização precoce de terapias mais agressivas em pacientes com maior risco de resultados desfavoráveis.

O estudo, “Consensus statement of the Spanish Society of Neurology on the treatment of multiple sclerosis and holistic patient management in 2023”, foi publicado na Neurología .

O tratamento da EM precisa ir além das abordagens de primeira e segunda linha

Esta é a quarta edição das diretrizes específicas para EM publicadas pelo Grupo de Estudo de Doenças Desmielinizantes da Sociedade Espanhola de Neurologia. A primeira versão foi lançada em 2010, com atualizações publicadas em 2013 e em 2017.

Grande parte da versão mais recente permanece semelhante às recomendações anteriores. Por exemplo, como os tratamentos disponíveis podem retardar a progressão da EM, mas não podem reverter os danos já acumulados, estas orientações ainda enfatizam a importância de fazer um diagnóstico preciso o mais cedo possível, para que o tratamento adequado possa ser iniciado rapidamente.

Mas as novas diretrizes também têm em conta o cenário em mudança da EM, com inúmeras terapias de alta eficácia aprovadas recentemente e um corpo crescente de conhecimento sobre diferentes estratégias de tratamento.

Uma das principais mudanças é uma revisão na forma como os tratamentos de EM são classificados. Os medicamentos disponíveis para a EM podem ser divididos em duas categorias: terapias mais antigas, que são geralmente bastante seguras, mas menos potentes [nota do trad.: no artigo científico que deu origem a esta notícia não é usado nenhuma vez este termo ou sinónimo] do que os medicamentos mais recentes, e terapias mais recentes de alta eficácia, que apresentam riscos de segurança mais substanciais.

Tradicionalmente, os pacientes recebem “tratamento de primeira linha” com medicamentos mais seguros e de eficácia moderada. Então, se estes tratamentos forem considerados deficientes, os pacientes poderão passar para um “tratamento de segunda linha” com terapias de maior eficácia.

Mas nos últimos anos, numerosos estudos demonstraram que os pacientes que iniciam um tratamento de alta eficácia tendem a ter uma progressão de incapacidade menos grave ao longo do tempo, em comparação com os pacientes que inicialmente iniciam terapias de eficácia moderada.

Embora nenhum ensaio clínico tenha comparado diretamente estas duas abordagens (ainda) para mostrar que é melhor iniciar o tratamento de alta eficácia mais cedo, os dados disponíveis sugerem que isto é “de forma consistente e com um nível de evidência aceitável”, afirmaram os investigadores.

Como tal, as novas diretrizes sugerem que terapias de alta eficácia, tradicionalmente consideradas “tratamento de segunda linha”, podem ser administradas como terapia inicial. Os cientistas recomendam especialmente o início precoce do tratamento de alta eficácia para pacientes com fatores associados a um pior prognóstico, como sexo masculino, histórico de tabagismo, outros problemas de saúde concomitantes ou EM agressiva (por exemplo, múltiplas recaídas no primeiro ano após início da doença ou muita atividade da doença visível em exames de ressonância magnética).

“Devemos ressaltar a necessidade de abandonar a terminologia clássica de ‘linhas terapêuticas’, pois os medicamentos antes considerados de ‘segunda linha’ são tratamentos de alta eficácia que podem ser considerados como primeira opção, de acordo com as características do paciente e sua doença”, escreveram os cientistas.

Diretrizes atualizadas sobre o tratamento de CIS, pacientes que planeiam uma gravidez

Estudos realizados nos últimos anos também demonstraram que os pacientes com síndrome clinicamente isolada (CIS) – um ataque inicial de doença semelhante à EM – têm menos probabilidade de desenvolver EM se receberem tratamento com medicamentos para EM. Achados semelhantes são relatados para pessoas com síndrome radiologicamente isolada (RIS), que se refere a danos nos nervos semelhantes aos da EM, encontrados incidentalmente em exames cerebrais sem sintomas notáveis.

Com base nestes resultados, as diretrizes sugerem que o tratamento deve ser oferecido aos pacientes com CIS ou RIS o mais cedo possível. O tratamento, novamente, é particularmente recomendado para aqueles com outros fatores de mau prognóstico.

Independentemente do tipo de doença, as perspectivas do paciente devem ser consideradas em todas as fases do tratamento da doença. As diretrizes recomendam o uso regular de ações relatadas pelos pacientes para ter uma melhor noção das experiências de uma pessoa com a doença e para ajustar o tratamento conforme necessário.

As novas diretrizes também enfatizam a importância de tomar todas as vacinas recomendadas antes de iniciar terapias para esclerose múltipla que podem enfraquecer o sistema imunológico. Os cientistas observaram que informações precisas sobre as vacinas são especialmente importantes à luz da pandemia da COVID-19.

As diretrizes de 2023 também oferecem novas recomendações relativas aos cuidados com a EM para pessoas que planeiam engravidar. As diretrizes sugerem tratar estas pacientes para que a sua EM fique estável, sem atividade de nova doença, durante pelo menos um ano antes de tentarem engravidar. Então, exames de ressonância magnética de rotina devem ser evitados durante a gravidez para evitar danos ao feto.

Ainda não existem muitos dados sobre a utilização da maioria dos tratamentos para a EM durante a gravidez, pelo que as decisões sobre a continuação do tratamento (especialmente em gravidezes não planeadas) têm de ser tomadas caso a caso, dependendo da situação específica da paciente. As diretrizes salientam que, se o tratamento da EM for interrompido durante a gravidez, o tratamento deve ser reiniciado o mais rapidamente possível após o nascimento do bebé.